terça-feira, 2 de agosto de 2011



INFORMATIVO AOS FUTUROS MONGES Àqueles que se sentirem chamados a viver a Vida Monástica em nosso mosteiro deve entrar em contato conosco através do telefone: (0xx85) 3276-2018, ou via correspondência, nosso Mosteiro fica localizado à rua Cel. Luís Fidélis, 939 - São Bento / Messejana, CEP: 60.872.420 - Fortaleza - CE. Vivemos a vida monástica cenobítica, ou seja em comunidade, com momentos específicos de oração pessoal (lectio divina) e de oração comunitária (coral). Trabalhamos no sítio e cuidamos da manutenção da casa. Além de estudarmos a nível acadêmico por conta dos estudos determinados pelo código de direito canônico para formação de padres. Há também uma formação específica para os monges que identificam sua vida monacal de outra maneira, sem necessariamente ser padre. Nos mosteiros os monges podem optar por ser monge e sacerdote ou atuar como monge em uma outra área. Uma característica particular nossa é a de vivermos segundo a Regra de São Bento e tendo como mestre espiritual um abade. Nós do Mosteiro de São Bento de Fortaleza, na pessoa de Dom Abade Beda Pereira de Holanda, nosso superior, estamos acolhendo para formação monástica, candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e seja maior de 18 anos. Basicamente o candidato passará por uma formação inicial de conhecimento do nosso mosteiro. Isto nos três primeiros meses de experiência. E observaremos se o candidato busca realmente a Deus. Passados os três meses o candidato recebe a veste coral e passa a ser postulante por um período de 06 meses. A próxima etapa é o noviciado, nesta fase da formação monástica que dura 02 anos, o noviço passa o 1º ano do noviciado na Arquiabadia de São Salvador na Bahia, já no 2º ano ele inicia seus estudos acadêmicos na área de filosofia e telogia, vale
salientar que este tipo de formação é exigida pela igreja para formação de presbíteros. Uma vez concluído o noviciado, o candidato é submetido a uma avaliação da comunidade para poder professar os primeiros votos monásticos. O professo deve prometer por três anos: estabilidade, conversão dos costumes e obediência. Passados três anos de profissão, o formando pode finalmente professar os votos solenes. Se fizermos uma contabilidade do tempo estimado para se chegar a formação solene, teremos 05 anos de formação para formar um monge solenemente, e uma vez solene a formação contínua age de maneira a ajudar o formando numa maior entrega ao seu chamado. Pax!


Por D. Bernardo Maia

4 comentários:

joao disse...

Excelente iniciativa de fazerem um site que apresente o mosteiro de São Bento de Fortaleza, porém, sugiro que submeta o texto a revisão, poiso mesmo apresenta muitos erros de português o que acaba por depreciar o objetivo principal da página. Bom trabalho e fiquem com Deus.

Henrique Soares disse...

O mais iportante é que voçês estão pregando o evangelho para todas as criaturas, para que busca Deus, etc.
Erro de ortografia é minimo, minimo...

Lucas disse...

Gostaria de saber se vcs tem e-mail?
ou o contato vocacional se dá somente por correspondência (cartas)!

Gilmar Melo disse...

Boa tarde irmãos e padre vocacional, ao qual eu me dirijo, paz e bem.
venho por meio deste entrar em contato com o Sr. para saber que horas e dia eu poderia conversar com o padre vocacional, no momento devido ao trabalho só poderia ir até o mosteiro no sábado ou domingo, tenho vivido um chamado e precisaria de uma orientação espiritual, vim de são paulo e moro aqui em fortaleza á 5 anos, atualmente na Av. mister Hull , seria possível marcar pra este sábadO Ou domingo? gostaria de aproveitar este mês por ser das missões , trabalho aqui no ceará no ramo de energia eólica e sou formado em técnico de eletromecânica, sou solteiro neste momento, teria muitos outros questionamentos mais prefiro deixar para quando for até você . esta ai meu e-mail por favor me responda:
gilmarmelo1978.gm@gmail.com
Sem mais desde já agradeço. GIlMAR MELO.