sexta-feira, 28 de junho de 2013

REPORTAGEM SOBRE O MOSTEIRO - POR DIÁRIO DO NORDESTE

Missas em latim são realizadas em Fortaleza

24.06.2013


Cânticos, credos e demais orações são mantidas em latim, segundo a tradição da Igreja Católica
Do alto do Mosteiro de São Bento, os sinos ecoam às 10 horas da manhã do domingo, anunciando o início da missa gregoriana. Com os cânticos e as orações feitas em latim, os fiéis se reaproximam da tradição da Igreja Católica que havia abolido essa forma de celebrar depois das reformas do Concílio, na década de 1960.


A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe recebe fiéis de diferentes bairros de Fortaleza, que fazem questão de acompanhar com missal Fotos: Kléber A. Gonçalves



Localizada no Bairro de São Bento, um desmembramento da Paupina, na grande Messejana, a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe realiza a celebração há cerca de vinte anos. De acordo com dom Beda Pereira de Holanda, prior do mosteiro, a celebração tem um diferencial. "Entoar esses cânticos fortalece a tradição beneditina e faz bem a quem assiste e se envolve cantando conosco", afirma.



O professor da Faculdade Católica de Fortaleza, Dr. Jan G.J. ter Reegen, é regente dos cânticos gregorianos e salienta a importância da sua incorporação na tradição litúrgica. "Eles têm uma característica específica que acentua as palavras e seus sentidos em detrimento da melodia", conta.

0 comentários: